2/8 – Estabeleça um plano de comissionamento com métricas motivadoras

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2/8 – Estabeleça um plano de comissionamento com métricas motivadoras

Continuando a jornada de Como Gerenciar uma Equipe Comercial B2B de Alto Desempenho – 8 passos para conduzir e equilibrar o sobe e desce das vendas, falamos sobre metas motivadoras em nosso primeiro passo, e agora, no segundo passo, vamos falar sobre a definição do plano de comissionamento e suas métricas.

Nesse artigo abordamos sobre:

  • a importância das metas para gerar as atitudes corretas na equipe;
  • como definir uma proporção entre comissão e bônus;
  • as métricas necessárias para a realização dos cálculos e suas respectivas fórmulas;
  • como e em quais situações utilizar os bônus de incentivo;
  • dicas importantes na construção de toda a estrutura de comissionamento e alguns exemplos práticos.

Agora, vamos ao que interessa.

2. Estabeleça um plano de comissionamento com métricas motivadoras.

Se o plano de comissionamento é muito complicado e repleto de objetivos difíceis de serem alcançados, essa é a melhor maneira para uma alta rotatividade e um fator desmotivador para equipe. Por outro lado, um plano de comissionamento que funcione tanto para a equipe de vendas, quanto para os objetivos do negócio gera resultados surpreendentes.

Construir um plano de comissionamento que motive a equipe é um desafio constante para quem busca estimular e manter bons vendedores. Escolher quais ações incentivar é tão importante quanto garantir que a equipe gere os resultados e comportamentos desejados pela empresa.

Criar um incentivo extra para vender novos produtos, facilitar a venda de pacotes de serviços, ou mesmo vender para um perfil específico de clientes pode ser uma forma de facilitar o início do trabalho. 

Novos produtos e serviços geralmente são mais difíceis de vender, pois são mais desafiadores de explicar. A equipe de vendas precisa ter o conhecimento do produto e/ou serviço que irá apresentar e vender, por isso é essencial o treinamento e apoio do marketing para a equipe de vendas. Para uma equipe de vendas brilhar é imprescindível fatores motivacionais.

Adapte a remuneração variável a cada função de vendas. Vendedores sêniores não devem receber a mesma comissão que vendedores juniores. A política de comissionamento precisa acomodar uma equipe de vendas de vários níveis: representantes, especialistas, gerentes, supervisores e vendedores. Deve-se garantir que todos sejam incentivados a gerar os seus melhores resultados.

Outro ponto relevante na determinação do comissionamento se resume o quanto os vendedores têm influência sobre as vendas. Um vendedor do tipo “caçador” (hunter), poderá produzir bem com uma estrutura de incentivos de 30% fixa e 70% variável, já um vendedor mais técnico, do tipo “cultivador” (farmer), trabalhando processos mais lentos e complexos, poderá ser mais produtivo com uma remuneração 70% fixa e 30% variável.

É recomendável que o pagamento das comissões de vendas seja efetuado mediante a comprovação do resultado dos negócios. Assinaturas em contratos ou confirmação do aceite por e-mail não é necessariamente uma garantia de que o dinheiro do novo contrato cairá no banco. Uma exceção a essa regra poderá ser como a empresa comissiona a sua equipe de prospecção ou marketing. Neste caso, é possível incluir um incentivo baseado apenas em alguns resultados relevantes, como a quantidade de leads qualificados e com interesse confirmado. De toda forma, ainda poderá manter parte do incentivo vinculado à receita final gerada.

Ao se tratar de construir um plano de comissionamento, deve-se lembrar que existem 2 métricas principais (além da meta Crescimento da Receita Recorrente Anual – CRRA), que utilizamos como base de nossos cálculos, que são: Ticket médio do negócio; Taxa de fechamento.

Quando combinadas com sua meta de CRRA, essas duas métricas podem auxiliar a descobrir exatamente como estruturar a melhor remuneração variável (comissões, incentivos de vendas etc.) em nossos planos de remuneração. Abordaremos sobre elas a seguir.

Ticket Médio do Negócio – TMN

Informa quantos negócios sua equipe de vendas precisará fechar para atingir a meta de CRRA da sua empresa.

VTF – Valor total dos fechamentos em um período.

QTF – Quantidade total de fechamentos em um período.

TMN = VTF/ QTF

Taxa de fechamento – TF

A taxa de fechamento ou taxa de conversão, mostra qual porcentagem das oportunidades que entraram no funil de vendas e realmente se tornaram clientes.

QTO – Quantidade total de oportunidades trabalhadas em um período.

TF = QTF / QTO x 100

A taxa de fechamento é um dos principais indicadores para entender uma equipe de vendas. Um percentual de fechamento baixo poderá indicar diversas características, como:

  • Erros de foco;
  • Abordagem incorreta;
  • Falhas no entendimento do projeto;
  • Apresentações ineficazes;
  • Estratégias de negociação equivocadas.

Como usar essas métricas para criar um plano de comissionamento motivador?

Para definir a meta dos vendedores, inicialmente deverá descobrir a quantidade de negócios que a empresa precisa gerar durante o ano. Pegue a meta de CRRA e divida pela taxa de fechamento. Isso mostrará a meta de Funil de Vendas, ou quanto precisará gerar de negócios no Funil de Vendas para atingir a meta de CRRA, como exemplo:

Meta de CRRA = $150.000

Taxa de fechamento = 20%

Meta de Funil de Vendas = $150.000 / 20% = $750.000

Em seguida, divida a meta de Funil de Vendas pelo Ticket Médio do Negócio para obter o número total de oportunidades necessárias para atingir a meta. Esse número torna-se, então, a quantidade de oportunidades que os vendedores deverão trabalhar durante o ano e forma a base para o cálculo da remuneração variável. Exemplo:

Meta de Funil de Vendas = $750.000

Ticket Médio do Negócio = $2.500

Quantidade de Oportunidades = $750.000 / $2.500 = 300

Se a empresa tiver três vendedores, isso significa que a quantidade de oportunidades que cada vendedor deverá gerir no ano é de 100, aproximadamente 9 novas oportunidades por mês.

É importante lembrar que esses números precisam estar definidos e divulgados com uma antecedência de pelo menos um ciclo de vendas da virada do ano, ou seja, se o ciclo médio de vendas é de 2 meses, estes números precisam estar prontos antes do final de outubro. Afinal, a equipe de vendas deverá ter um tempo hábil para realizar os ajustes e iniciar antecipadamente as ações que vão gerar as oportunidades para o próximo ano.

A base da remuneração variável deverá garantir que cada vendedor cumpra a média de 9 novas oportunidades por mês. Esse necessita ser o foco central e aqui estão algumas perguntas importantes:

  1. A nossa equipe consegue gerar essa quantidade de novas oportunidades?
  2. Os vendedores conseguem gerenciar bem essa quantidade de novas oportunidades?
  3. Quais ajustes podemos fazer caso algum vendedor esteja abaixo da meta?
  4. Quais ações podem diminuir o impacto de uma possível queda de oportunidades?

Adicionando os bônus de incentivo.

Normalmente o salário e o comissionamento tendem a influenciar uma equipe de maneira semelhante. A utilização de bônus proporciona formas diferentes de incentivo, tanto no apoio a perfis e características específicas da equipe, quanto no alinhamento de alguns objetivos específicos do negócio.

Pode-se por exemplo aplicar bônus para:

  • Manter o foco da equipe mesmo depois de superar a meta;
  • Promover o cumprimento de objetivos em diferentes períodos;
  • Incentivar a geração de vendas em um novo segmento ou região;
  • Focar na venda de um módulo específico ou de um novo produto;
  • Diminuir o impacto das sazonalidades nas vendas de um período.

O bônus de superação mantém o foco da equipe mesmo depois de superar a meta, pode ser importante para manter os vendedores motivados, principalmente aqueles que apresentam melhores desempenhos, mesmo após atingirem os objetivos propostos. O bônus trimestral promove as vendas em um período mais curto, normalmente é mais importante para vendedores de baixo desempenho, enquanto os de alto desempenho, por exemplo, são mais motivados por bônus anuais. Bônus em menores espaços de tempo ajudam a manter os vendedores de baixo desempenho, ou iniciantes no caminho certo.

Segue abaixo, algumas recomendações que normalmente apresentamos em nossos projetos:

  • Sugerimos um sistema de remuneração com componentes variados, comissão e bônus, com elementos suficientes para manter os vendedores motivados, dentro dos seus melhores desempenhos e engajados durante todo o ano. Evitando o excesso e a complexidade na compreensão e na apuração dos resultados.
  • Se algo fora do controle da equipe de vendas, como uma crise econômica, impossibilitar o cumprimento da meta, consideraríamos rever a cota no meio do ano. É importante manter as cotas no nível certo para motivar adequadamente as pessoas.
  • Aumentar as metas sem um motivo plausível e sem um caminho claro de como alcançá-los é prejudicial. Olhar para um vendedor que detona a sua meta anual e, sem fazer uma análise criteriosa, concluir que ela estava muito baixa, é o primeiro passo para que este vendedor se sinta injustiçado.
  • Removam os limites de comissões, ou se eles tiverem que existir por razões políticas que sejam o mais alto possível.

Ação: Revise o plano comercial, avalie o desempenho histórico das vendas, descreva os possíveis desafios, planeje as ações de correção de percurso, detalhe as características da sua equipe e utilize essas informações para criar uma nova proposta de metas e bônus de incentivo.

Conheça os outros artigos da série Como Gerenciar uma Equipe Comercial B2B de Alto Desempenho – 8 passos para conduzir e equilibrar o sobe e desce das vendas.

  1. Defina as metas da equipe, priorizando pontos importantes;
  2. Estabeleça um plano de comissionamento, com métricas motivadoras;
  3. Ajuste as metas ao perfil de cada vendedor;
  4. Preveja o futuro das vendas e promova ajustes antecipadamente;
  5. Monitore e regule a rotina de prospecção;
  6. Melhore o desempenho da equipe de vendas;
  7. Otimize as fases do processo de vendas;
  8. Estabeleça o orçamento de vendas e marketing.

por Fabricio Delmondes Avelino Especialista em Metodologia de Vendas B2B.

Artigo original clique aqui

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