Dicas valiosas para uma Logística Eficiente

logistica cd centro de distribuição saibweb erp

Administrar os diferentes fatores que impactam a logística de uma empresa não é fácil.

Além de organização, requer habilidades de controle gerencial e monitoramento. Demanda dedicação e tempo, pelo fato da quantidade e variedade de dados e informações. Nessa hora é preciso ter a tecnologia como aliada.

A logística consiste na capacidade de fazer produtos e serviços chegarem na quantidade certa, para o cliente certo, no menor tempo e com o menor custo possível.

Responsável por atividades essenciais, o setor de logística é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer empresa, não importa se é pequena, média ou grande. Saber como melhorar a logística pode ser um fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas que vão ajudar a aprimorar a logística e alcançar resultados mais eficientes.

-> Invista em tecnologia

A tecnologia ajuda as atividades diversas de uma empresa, inclusive no centro de distribuição.

Com ela, é possível automatizar os vários processos, gerar ganhos na produtividade, reduzir erros, ter confiabilidade nas informações, reduzir os gastos e muito mais.

Para a logística e centro de distribuição (CD), é possível adotar algumas soluções tecnológicas, como por exemplo: ERP e WMS.

ERP – Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning). É um sistema de gestão integrada que permite gerenciar as diversas áreas do negócio em uma única ferramenta, centralizando as informações e facilitando o compartilhamento de dados.

WMS – Warehouse Management System, ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém voltado para a gestão de estoques, com funcionalidades que envolvem rotinas como: recebimento, endereçamento, separação de pedidos, inventários e expedição.

A SaibWeb Tecnologia dispõe de várias soluções para gestão corporativa de pequenas, médias e grandes empresas.

-> Tenha indicadores de desempenho

Os KPIs – Indicadores de Desempenhos, tem uma importância grande para a avaliação e o monitoramento das atividade de uma organização. Eles permitem a identificação dos acertos e erros, possibilitando ações corretivas para solucionar problemas.

Defina quais indicadores melhor correspondem à realidade de sua empresa. Comumente, ocorre a utilização de indicadores inadequados aos propósitos de operação do centro de distribuição.

É importante monitorar e compartilhar os resultados desses indicadores com toda a equipe, não apenas entre os diretores. Dessa forma, todos saberão qual caminho e atitudes seguir para melhorar os resultados.

Alguns exemplos de indicadores: Tempo de entrega, Número de entregas, Custo por item produzido, Qualidade do produto, Taxa de extravio, Satisfação do cliente e etc.

-> Crie boas parcerias de negócio

Contar com bons fornecedores é fundamental para manter uma boa rotina no centro de distribuição.

Assim, além de garantir produtos de qualidade, você consegue ter uma certeza maior de que os prazos acordados serão cumpridos e, consequentemente, adotar uma rotina mais previsível, aumentando o controle sobre os processos.

 -> Avalie o layout do centro de distribuição

O layout do CD pode ser um grande herói, mas também pode ser o vilão. Isso quer dizer que uma organização bem feita pode garantir agilidade, rapidez e até redução de gastos com equipamentos. O Centro de Distribuição é um pedaço importante do quebra-cabeça para quem busca eficiência, otimização e qualidade nos procedimentos. A maneira como os materiais estão organizados em um armazém faz total diferença no fluxo logístico.

A falta de uma estrutura eficiente gera os efeitos contrários. Portanto, é preciso alinhar conhecimentos sobre a estrutura física do CD, modelos logísticos utilizados, necessidade de equipamentos, giro dos produtos, sazonalidade, entre outros.

-> Utilize metodologias e ferramentas de controle

Existem métodos e ferramentas que podem ser aplicados na rotina de um centro de distribuição que ajudam a aumentar o controle sobre o fluxo de atividades, além de auxiliar na tomada de decisão. Podemos citar três exemplos:

1 – Curva ABC: Classificação dos itens do estoque com base na representatividade que possuem sobre o faturamento, giro e lucratividade. Ajuda a melhorar o processo de compra.

2 – Kanban: Cartão de sinalização que ajuda a controlar os fluxos de trabalho, de acordo com a fase em que cada tarefa se encontra.

3 – Métricas: Sistema de medição dos resultados dos processos que ajuda a avaliar o desempenho. Podem ser usadas como base na elaboração dos KPIs.

-> Desenvolva uma rotina de melhorias contínuas

Nada melhor do que uma cultura que preza a adoção de melhorias contínuas para tornar a logística mais eficiente.

Dessa forma, em vez de focar somente nos processos que apresentam falhas constantes, os olhares estão voltados para todas as atividades dentro da organização, buscando constantemente por aprimoramentos que podem ser feitos nos métodos.

 

Oferecemos soluções para atender você e seus clientes. Com mais de 34 anos de experiência, a SaibWeb Tecnologia conta com soluções que atendem às necessidades específicas da sua empresa, seja fábrica, distribuidora ou mini atacado, de forma rápida e precisa, gerando maiores resultados para o seu negócio.

Essas dicas foram úteis? Quer implantá-las na sua empresa, mas precisa de ajuda profissional? Entre em contato com a SaibWeb Tecnologia.

Fone: (62) 3542-9500

Categorias

Pesquisar

Tags

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Suporte

Telefone

Suporte: (62) 3542-9501

Comercial: (62) 3542-9505

Geral: (62) 3542-9500

Emails

comercial@saibweb.com.br

contato@saibweb.com.br

suporte@saibweb.com.br

financeiro@saibweb.com.br

Horários

De Segunda a Sexta - 08h ás 18h

Sab. 08h ás 12h.

Plantão - 17:30h ás 22:00h.

Ligamos para Você

Agendar Demonstração