A Importância do Trade Marketing para a Indústria e Distribuidor

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A Importância do Trade Marketing para a Indústria e Distribuidor

Trade Marketing é uma estratégia B2B – ou seja, de empresa para empresa – realizada através de canais de distribuição, que tem como alvo atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda.

Shopper: o comprador do produto. É a pessoa que está no ponto de venda para efetuar a compra. Em algumas situações, shopper e consumidor não são a mesma pessoa.

  • Shopper = quem efetua a compra
  • Consumidor = quem consome o produto

Alguns conceitos utilizados no Trade marketing:

  • É uma estratégia B2B que mira no B2C
  • Que tem o merchandising como uma de suas técnica
  • Integra os setores de marketing e vendas.
  • Ponto de venda: também conhecido por PDV, o ponto de venda nada mais é do que o local onde os produtos são disponibilizados para compra – online ou offline.
  • Canais de venda: são tipos de PDV. Supermercados, farmácias, conveniências, lojas de departamento, marketplaces, e-commerces, televendas, catálogos e lojas especializadas são exemplos de canais de venda.
  • Canais de distribuição: são os meios através dos quais os produtos chegam ao cliente final. Essa disponibilização pode ser feita através de canais de distribuição diretos ou indiretos.
  • Canais diretos: a própria empresa é responsável pela entrega de produtos ao cliente, sem intermediários envolvidos no processo.
  • Canais indiretos: entre empresa e cliente, existe um intermediário responsável pela entrega dos produtos. Atacados, brokers e distribuidores são exemplos.

O trade marketing pode impulsionar vendas, melhorar a experiência do usuário e facilitar a estratégia de conversão e fechamento dos negócios.

O objetivo principal é criar uma experiência de compra memorável para os clientes no ponto de venda.

Para isso, a equipe de trade marketing fortalece a relação entre a empresa e seus canais de distribuição (tradicionalmente, fabricantes e varejistas).

Sua missão é integrar indústrias, atacadistas/varejistas e consumidores, interligando as áreas de marketing, merchandising e comercial.

Quando o trade atua no PDV com ações de relacionamento e merchandising, por exemplo, a loja também ganha com o aumento das vendas.

Ou seja: é uma relação ganha-ganha, em que todos lucram.

Trade marketing, para que serve?

Trade marketing serve para alcançar o sucesso comercial, da indústria ao ponto de venda.

Seu diferencial em relação a outros tipos de marketing é o trabalho de otimização dos canais de distribuição, com o objetivo de aumentar as vendas.

Sua atuação é focada na cadeia de suprimentos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo dos produtos.

Algumas funções do trade marketing são:

  • Vender os produtos ao canal de distribuição (sell in)
  • Promover e comunicar o produto ao consumidor para aumentar as vendas (sell out)
  • Desenvolver calendários e atividades nos PDVs
  • Gerenciar investimentos nos diferentes canais de venda
  • Analisar o desempenho das vendas
  • Produzir e coordenar eventos
  • Conduzir pesquisas de mercado nas lojas
  • Desenvolver campanhas de incentivo
  • Contratar e treinar promotores
  • Gerir equipes de campo
  • Planejar e executar o merchandising.

Os benefícios do trade marketing para empresas B2B

O trade marketing é o elo de ligação entre o B2B e o B2C, que traz inúmeros benefícios em ambas as frentes.

Embora o foco esteja sempre na experiência do shopper, as decisões são tomadas entre indústria e distribuidores/varejistas.

Alguns benefícios do trade marketing:

  • Aumento das vendas
  • Valor agregado ao PDV
  • Apoio aos distribuidores
  • Inteligência de mercado no varejo
  • Campanhas de incentivo

Agora conheça alguns exemplos de atuação:

  • Gestão de canais de distribuição
  • Gestão de promotores
  • Merchandising
  • Trade marketing digital

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