7 Dicas Rápidas para a sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!

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7 Dicas Rápidas para a sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!

Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. As vendas na sexta-feira, em relação a 2019, tiveram um aumento de 37%, mas em 2020 houve um fenômeno de “Black Friday antecipada”, que fez com que as vendas disparassem em 62% na quinta-feira (em comparação com a quinta que antecedeu a Black Friday de 2019)

A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2022.

Black Friday no Brasil

A campanha de vendas apareceu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.

A primeira edição no Brasil aconteceu em 2010, quando várias lojas se reuniram com a finalidade de oferecer promoções imperdíveis.

Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer excelentes negócios.

Confira algumas estatísticas da Black Friday no Brasil registradas nos últimos três anos:

  • A data movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
  • O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;
  • A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
  • Em 2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, 15,5% superior que o ano de 2019;
  • Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
  • Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);

 

Produtos mais buscados na Black Friday

Veja abaixo a lista completa!

  • 36,50% – Celular/Smartphone
  • 36,30% – Eletrodomésticos
  • 29,30% – Televisores/Vídeo
  • 24,10% – Informática/Tablets
  • 22,40% – Móveis/Decoração
  • 22,20% – Moda/Vestuário
  • 21,30% – Eletroportáteis
  • 19,20% – Viagens
  • 16,80% – Beleza
  • 12,60% – Livros/Papelaria

7 Dicas Rápidas para a sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!

  1. Pré-campanha

Diversas empresas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas.

  1. Analise os preços dos concorrentes

Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das táticas para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

  1. Reforce o seu estoque para a Black Friday

Seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer.

  1. Crie uma jornada completa

É refletir em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que cativem o cliente.

  1. Use suas redes sociais

77% dos consumidores brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de escolher um produto, de acordo com o estudo da PWC com base em 1 mil entrevistas pelo país, que também mostrou que 43% dos entrevistados disseram descobrir marcas novas pelas redes sociais. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.

  1. O atendimento é tudo!

Como a Black Friday dura apenas um dia, é imprescindível que o atendimento seja satisfatório para o cliente. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.

Possivelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um apoio adequado, poderá perder um volume considerável de vendas.

  1. Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

Na Black Friday, as empresas recebem novos clientes, aumentando, assim, a base. A dica é aproveitar essa ocasião para saber o que pode ser aperfeiçoado em seu portfólio de produtos, preços, entrega, plataforma, retornos de dúvidas e outros.

Oferecemos soluções para atender você e seus clientes. Com mais de 34 anos de experiência, a SaibWeb Tecnologia conta com soluções que atendem às necessidades específicas da sua empresa, seja fábrica, distribuidora ou mini atacado, de forma rápida e precisa, gerando maiores resultados para o seu negócio.

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