7 Dicas Rápidas para a sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!
A Black Friday tornou-se uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. As vendas na sexta-feira, em relação a 2019, tiveram um aumento de 37%, mas em 2020 houve um fenômeno de “Black Friday antecipada”, que fez com que as vendas disparassem em 62% na quinta-feira (em comparação com a quinta que antecedeu a Black Friday de 2019)
A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2022.
Black Friday no Brasil
A campanha de vendas apareceu nos EUA e é realizada durante a última sexta-feira de novembro. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.
A primeira edição no Brasil aconteceu em 2010, quando várias lojas se reuniram com a finalidade de oferecer promoções imperdíveis.
Desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer excelentes negócios.
Confira algumas estatísticas da Black Friday no Brasil registradas nos últimos três anos:
- A data movimentou mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
- O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;
- A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
- Em 2020 foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, 15,5% superior que o ano de 2019;
- Nas vendas antecipadas (até quinta à noite), perfumaria e cosméticos foi uma das categorias que mais se destacaram;
- Na sexta, Smartphones, itens de linha branca e TVs dominaram as vendas (itens com tíquete médio mais elevado);
Produtos mais buscados na Black Friday
Veja abaixo a lista completa!
- 36,50% – Celular/Smartphone
- 36,30% – Eletrodomésticos
- 29,30% – Televisores/Vídeo
- 24,10% – Informática/Tablets
- 22,40% – Móveis/Decoração
- 22,20% – Moda/Vestuário
- 21,30% – Eletroportáteis
- 19,20% – Viagens
- 16,80% – Beleza
- 12,60% – Livros/Papelaria
7 Dicas Rápidas para a sua empresa aproveitar a Black Friday e vender mais!
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Pré-campanha
Diversas empresas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas.
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Analise os preços dos concorrentes
Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das táticas para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.
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Reforce o seu estoque para a Black Friday
Seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer.
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Crie uma jornada completa
É refletir em todas as etapas da venda e valorizar a criação de ações que cativem o cliente.
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Use suas redes sociais
77% dos consumidores brasileiros são influenciados pelas redes sociais na hora de escolher um produto, de acordo com o estudo da PWC com base em 1 mil entrevistas pelo país, que também mostrou que 43% dos entrevistados disseram descobrir marcas novas pelas redes sociais. Por isso, invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.
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O atendimento é tudo!
Como a Black Friday dura apenas um dia, é imprescindível que o atendimento seja satisfatório para o cliente. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras.
Possivelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um apoio adequado, poderá perder um volume considerável de vendas.
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Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday
Na Black Friday, as empresas recebem novos clientes, aumentando, assim, a base. A dica é aproveitar essa ocasião para saber o que pode ser aperfeiçoado em seu portfólio de produtos, preços, entrega, plataforma, retornos de dúvidas e outros.
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