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28

jun

Venda Externa: entenda como ela pode ajudar seu negócio a crescer

As vendas são o combustível de qualquer empresa. É a principal forma para que um negócio consiga ganhar dinheiro de maneira operacional, ou seja, sem depender de investimentos externos vindos de terceiros. As vendas externas ainda ocupam um papel importantíssimo dentro da realidade comercial, e provavelmente não serão aposentadas tão cedo, mesmo com tanta tecnologia.
 
Por que as vendas externas ainda existem? Simples: elas ajudam os negócios a crescer! Como? Neste texto que preparamos especialmente para você será possível descobrir.
 

O que são vendas externas?

 
Dentro do mundo do comércio, podemos dizer que as vendas externas são o tipo mais clássico de negociação entre um vendedor e um consumidor: contato presencial. Toda venda externa é baseada em uma interação pessoal entre um comprador e um vendedor e, na maioria dos casos, a venda externa é realizada com o vendedor indo até o comprador, ainda que o cliente tenha necessidade de adquirir o produto ou serviço.
 
Em tempos mais recentes, com o fortalecimento da internet, muitos negócios passaram a internalizar seu processo de vendas, ou seja, ao invés de enviar o vendedor até o comprador pessoalmente, mantém-no em um escritório, contatando o comprador por telefone ou através do computador.
 
Entretanto, com esse cenário, as vendas externas passam a adquirir um novo papel, podendo ainda, ser fundamentais para o crescimento da sua empresa.
 

Vendas externas como solução

 
Há uma série de situações em que as vendas externas são o segredo de sucesso do seu negócio. Uma delas está relacionada ao fechamento de vendas, em que um vendedor externo é usado para concluir o processo de vendas, que é iniciado de forma interna.
 
Nesse caso, as vendas externas são usadas de forma complementar às vendas internas – a presença física do vendedor em um momento de conclusão de negociação pode ser o fator decisivo para que o cliente efetivamente feche a compra.
 

Produtos que só se vendem pessoalmente

 
Há uma série de produtos e serviços cuja negociação quase sempre só é bem-sucedida com a presença pessoal de um vendedor externo. Isso acontece principalmente em serviços ou produtos cujo público é mais tradicional, ou de uma classe mais luxuosa que, portanto, é de maior valor e exige uma negociação pessoal para tal. A venda de automóveis, por exemplo, é quase 100% fechada por vendedores externos, assim como alguns materiais de construção também são mais facilmente negociados pessoalmente.
 

Setor B2B

 
A venda de empresas para empresas também costuma ser repleta de vendedores externos, pois há uma luta intensa entre os vendedores concorrentes para se conquistar cada cliente, e isso exige a procura ativa por parte do representante comercial. Vender remédios, produtos para supermercados, entre outros, são alguns desses exemplos.
 

Gestão para vendas externas

 
Apesar de clássicas, a tecnologia também ajuda as vendas externas a serem mais eficientes e lucrativas. Através de sistemas de gestão na nuvem é possível monitorar e potencializar o desempenho das vendas externas de sua empresa e faturar muito mais.
 
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