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Porque o Atendimento Presencial ao Cliente é importante nas Vendas Externas

Buscar estratégias para acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e continuar ativo no mercado é essencial para se manter relevante dentro de qualquer mercado. A adoção de métodos mais baratos e rápidos para conversar com os clientes apresenta um crescimento notável, mas apostar na forma mais clássica de interação na hora das vendas também é uma boa opção em cenários de crise e de velocidade na informação, quando todos são bombardeados por mensagens de todos os lados, mas não costumam prestar atenção em tudo o que acontece à sua volta.
 
Assim, apostar no atendimento presencial ao cliente para as vendas externas aparece como uma solução inteligente e eficaz em pleno cenário de tecnologias, redes sociais e aplicativos de mensagens. Uma conversa ‘corpo a corpo’ aproxima a marca e a empresa do cliente e torna o negócio mais palpável, já que as conversas online podem parecer intangíveis. Até mesmo o contato por telefone pode ter uma distância entre as pessoas que estão fazendo a negociação, o que pode passar uma imagem equivocada da empresa, serviço ou produto.

O bom e velho método de sentar pessoalmente, tomar um café, conversar sobre outros assuntos até chegar ao tema principal da conversa – a venda – ajuda a aproximar vendedor de cliente, torna as pessoas mais próximas e se mostra fundamental no cultivo de um relacionamento sadio entre as duas partes. Vale lembrar que as vendas externas acontecem nos dois ambientes – tanto na sede do cliente quanto na sede da própria empresa. O conceito de venda externa refere-se à estratégia que consiste no contato direto entre vendedor e cliente, não importa se essa relação aconteça dentro da empresa que está vendendo.

O vendedor precisa estar muito bem treinado e conhecer o produto ou serviço com o que está trabalhando porque a venda externa pode impor alguns desafios que a venda interna (por internet ou por telefone) tornam mais ‘contornáveis’. Por exemplo, se o cliente fizer alguma objeção ou alguma pergunta mais específica, o vendedor precisa demonstrar conhecimento sobre o assunto e ter sempre uma resposta adequada para os questionamentos. Afinal de contas, se ele não passar confiança para o cliente, o produto perde credibilidade e esse é o cenário que toda empresa tenta evitar.

Além disso, conhecer a concorrência deixa o vendedor mais preparado para oferecer e mostrar as vantagens de seu produto ou serviço e encontrar as condições ideais para convencer o cliente a fechar negócio com a sua empresa. Também é importante que o consultor de vendas entenda o mercado do seu cliente e também estude a concorrência dele – isso ajuda na hora de montar o plano de vendas e pode auxiliar no poder de convencimento dos argumentos usados na hora de ‘vender o peixe’.

Também cabe a todo consultor de vendas precisa estar sempre de olho no mercado e entender quais são os clientes em potencial. Uma reunião com alguém que não interessa para os negócios e que não tem potencial para investir no seu produto ou serviço acaba gerando um custo extra para a empresa, já que as vendas externas são mais caras que as vendas internas, e também é um claro desperdício de tempo.

Pensando na importância do Atendimento Presencial e no melhor aproveitamento da tecnologia atual, a Saibweb adicionou ao seu app de vendas SFV (Sistema Força de Vendas) uma nova aplicação chamada “Cerca Eletrônica”. Esta nova função garante o atendimento e venda “Presencial” no cliente.

Como assim?

 
O sistema funciona através de georreferenciamento, tanto no Smartphone onde está instalado o app SFV bem como o ponto de venda que também é georreferenciado.

Se o vendedor e seu Smartphone não chegarem a um raio de “X” metros do ponto georreferenciado (PDV), o app SFV não abre para executar o atendimento, forçando assim o atendimento presencial no cliente (PDV).

Caso o vendedor realmente tiver que fazer o atendimento “Não Presencial”, ele pode pedir autorização para empresa pelo próprio aplicativo SFV.

Desta forma a empresa tem maior controle e garantia de melhor atendimento aos seus clientes, aumentando assim as suas vendas diárias.

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Grande Abraço.

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