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01

ago

Os tempos mudaram

Consumidores dedicam maior atenção a atributos relacionados à qualidade da cerveja, como sabor, cor, espuma, aroma e outros. É a valorização da cerveja no mercado nacional.

Fonte da Matéria: Reportagem cialisfrance24.com da Revista Engarrafador Moderno

A cerveja é responsável por mais de 80% do volume global de bebidas alcoólicas e desfruta de enorme popularidade e simpatia em todos os mercados.
No Brasil, a cerveja sempre foi sinônimo de refrescância e pouca atenção era dada a questões relacionadas ao sabor da bebida. O máximo que alguns consumidores mais exigentes pediam era um colarinho robusto e cremoso.
De uns anos para cá, com o aumento da renda (até 2014), o movimento das cervejas artesanais ganhou força. Isso mudou o comportamento dos consumidores em relação à cerveja.
Para entender um pouco melhor essas mudanças fizemos uma pesquisa prévia nas redes sociais e selecionamos os comentários dos bebedores de cerveja em diversos canais.
Separamos, então, esses consumidores em 3 grupos:
•Tradicionais (mainstream)
•Apreciadores de cerveja artesanal
•Microcervejarias e cervejeiros caseiros

Redes Sociais

O que as pessoas falam sobre o produto cerveja nas redes sociais?
O sabor parece ser o aspecto mais importante para o consumidor de cerveja artesanal, sejam eles só apreciadores, como também os cervejeiros caseiros.
As menções negativas são, principalmente, sobre o sabor da cerveja. Nesse caso, as grandes marcas também recebem críticas pesadas. É clara a falta de conexão entre consumidores de cerveja artesanal e os grandes fabricantes de cervejas. As grandes marcas são consideradas por esses consumidores como o “lixo” do mercado. Eles só bebem essas cervejas senão tiver outra “coisa”, em alguns casos “não tomo nem de graça”.

No aspecto visual as citações foram para cerveja turva, com resto de levedura etc. Mas, muitas vezes, não foi avaliado o estilo da cerveja. O consumidor não informado considera a cerveja turva como um defeito, em alguns estilos é uma característica positiva do produto.
Também foram várias citações sobre on flavor e off flavor. Isso também em blog / sites especializados, até porque essas pessoas são as que mais demonstram a preocupação por fazer e degustar uma cerveja de qualidade.

Comentários

–Mainstream
… Adquiri 3 pacotes com 12 latas de Caracu e coloquei para gelar. Quando abri a primeira e coloquei no copo, percebi, um aspecto marrom claro e opaco, cheiro desagradável e ao provar, o gosto era muito ruim. Considerando que era apenas a primeira lata, descartei e abri outra, que também estava da mesma forma. Descartei novamente e, olhando o interior da lata, percebi que permaneceu uma borra marrom, espessa e densa, que não desprendia do dundo da lata. No ralo da pia, permaneceu uma substância marrom clara, opaca e espessa, difícil de dispensar.
… comprei 4 unidades de Skol Ultra em uma conveniência; abri uma comecei a beber e percebi um sabor estranho, amargo, fermentado que lembra vômito, observei a garrafa e percebi muitas partículas brancas na cerveja, que alteram até sua coloração. Observei as demais cervejas e todas estão com as mesmas características. Todas as cervejas pertencem ao lote 200816…
… comprei uma caixa com 6 Skol Beats e todas estavam com gosto e cheiro horríveis como colocam no mercado um produto estragado. Estou muito triste com a marca, pois eu era uma consumidora fiel e agora estou no prejuízo, sendo que é um bebida cara. Entrei em contato com a marca pelas redes sociais, mas não obtive retorno. Espero a solução do meu problema…

1) Mainstream

• Representa cerca de 98% do mercado
• Não está preocupado com o sabor
• Só quer refrescância e beber cerveja

2) Consumidores de Cervejas Especiais e Artesanais

• Representa cerca de 2% do mercado
• Experimentou, gostou e passou a colocar o produto nas compras semanais
• Por causa do preço o consumo ainda não deslancha mais
• Esse público quer entender mais de cerveja

3) Homebrewers e Microcervejarias

• Faz parte dos 2% do mercado de artesanais
• Esse público tem mais conhecimento sobre cerveja
• Continua buscando cursos, livros etc.
• As microcervejarias ganham espaço no mercado e investem em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos
• Alguns homebrewers tornam-se cervejarias ciganas e depois microcervejarias