• (62) 3542-9500 / (62) 9 9155-8022
  • comercial@saibweb.com.br

BLOG

12

mar

Como um Software de Gestão pode ajudar no Controle do Fluxo de Caixa

Na gestão empresarial algumas ferramentas são altamente aproveitadas devido ao fato de prover resultados importantes e ajudar tanto no domínio quanto na evolução do negócio. Dentre estes recursos, encontra-se o software de gestão, que é considerado um dos elementos mais importantes para a otimização empresarial.
 
O fluxo de caixa é o responsável por corroborar as entradas e saídas financeiras da companhia, possuindo um impacto direto na elaboração das ações empresariais, o que, automaticamente interfere em seus resultados.
 
Mas, como um software de gestão pode ajudar no controle do fluxo de caixa? Neste post, nós trazemos a resposta para esta pergunta, apontando os principais benefícios do sistema de gestão. Confira!
 

O que é fluxo de caixa?

 
O fluxo de caixa é um recurso de administração financeira que realiza um controle minucioso sobre todas as entradas e saídas de capital dentro de um período definido. Executado diariamente, o fluxo de caixa auxilia a administração a compreender como é a movimentação financeira da corporação de um modo geral.
 
O recurso também pode ser utilizado em caráter preditivo, enfatizando em um elemento período no futuro. Desta forma, o profissional responsável pelo comando da empresa passa a ter uma visão mais objetiva daquilo que pode ocorrer dali em diante, podendo também comparar o fluxo calculado e o fluxo concretizado de fato.
 
A importância do software de gestão no fluxo de caixa das empresas
 
Classificada como uma das ferramentas mais importantes para uma administração bem sucedida, o sistema de gestão desempenha um alto impacto na conduta empresarial e nos resultados que ela atinge. Sua importância se deve principalmente aos seguintes fatos:
 

1. Garante maior controle financeiro

 
Ao efetuar de maneira correta o seu software de gestão no fluxo de caixa, a administração passa a ter certeza absoluta dobre tudo aquilo que entra e sai diariamente da companhia, reconhecendo de onde deriva cada receita e para que se designa cada despesa.
 

2. Possibilita o planejamento financeiro da empresa

 
O sistema de gestão auxilia o negócio a se projetar financeiramente, com a finalidade de absorver qualquer embate futuro. Isso ocorre, por exemplo, quando uma empresa realiza um fluxo de caixa para um deliberado trimestre antecipando que haverá um declínio nas entradas por conta da sazonalidade.
 

3. Viabiliza uma análise sobre o estado financeiro da empresa

 
Outra grande importância do uso de software de gestão nas empresas está relacionada ao fato de que a ferramenta é capaz de viabilizar uma avaliação bem detalhada sobre como está o estado financeiro do empreendimento. Isso é importante, pois nem sempre receber muito em um dia sugere, de fato, o lucro neste período.
 

4. Auxilia na otimização de despesas

 
Uma gestão correta do fluxo de caixa através do uso de um software de gestão também possibilita que a empresa detecte se algum departamento, operação ou procedimento específico está gastando mais recursos do que o esperado. Neste tipo de situação, existe a possibilidade de detectar onde há desperdício, para agir de modo a assegurar sua otimização, com uma diminuição favorável nas despesas.
 
Por meio do fluxo de caixa, o responsável pela gestão também pode acompanhar o impacto das decisões tomadas para este diminuição, analisando se elas são de fato eficazes ou se uma nova ação é necessária.
 
Gostou deste post? Então não deixe de conferir os demais artigos do nosso blog!

Saibweb Sistemas

Conte conosco! Estamos do seu lado!