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13

dez

Como gerenciar Equipes de Vendas que se deslocam?

Muitos empreendedores da área de vendas e gestores comerciais têm o desafio de conseguir gerenciar suas equipes de vendas. Esses profissionais precisam alinhar suas estratégias de vendas com um trabalho em equipe e focados nos melhores resultados para a empresa.
 
Muitos gerentes dessas áreas buscam fazer a gestão das suas equipes de vendas gerenciando ou evitando conflitos, que podem ocorrer por vários motivos, os mais comuns entre eles são a batalha de ego e as comissões nas vendas.
 
Para os gerenciadores de equipes externas, esse desafio se torna ainda maior, afinal eles precisam gerenciar seu time à distância. E é justamente isso que iremos abordar neste artigo. Confira algumas dicas sobre como realizar o monitoramento de vendedores que se deslocam.
 

Gerenciando equipes de vendas à distância

 
Devido à busca constante das empresas de expandirem seus mercados, tem se tornado cada vez mais comum equipes que se reportam aos seus gestores em outras cidades.
 
Independente da distância, o desafio do gestor é sempre manter seu time motivado e alinhado com as práticas da empresa. E para fazer isso à distância eles precisam focar em três áreas principais: comunicação, tecnologia e sistema.
 

Comunicação

 
O primeiro ponto é a comunicação. Ela é a chave para manter um bom relacionamento entre seu time e com os demais colaboradores da empresa.
 
Se você possui equipes espalhadas em várias cidades, procure se reunir com eles presencialmente ao menos uma vez por ano. Além disso, faça reuniões via videoconferência com todo o time pelo menos uma vez por semana para alinhamentos das estratégias e para que os membros das equipes se conheçam.
 
Importante também delegar tarefas específicas para cada equipe por região ao invés de deixar que eles realizem trabalhos aleatórios.
 

Tecnologia

 
Para gerenciar e integrar equipes remotamente, é essencial contar com a tecnologia, que tem facilitado cada dia mais o trabalho das empresas.
 
Existem ferramentas online gratuitas que são muito úteis para profissionais que trabalham à distância.
Google Apps: fornece aplicativos de e-mails e compartilhamento de agendas e arquivos para comunicação entre os times;
Skype: excelente ferramenta para a equipe se comunicar entre si e fazer videoconferências;
Pipedrive: é um sistema de CRM voltado para controles comerciais. Através dele é possível gerenciar e acompanhar o time de vendas em tempo real.
 

Sistemas

 
A empresa precisa criar sistemas que sejam capazes de padronizar a qualidade dos seus serviços e produtos e das suas comunicações, facilitando o trabalho dos gestores para acompanhamento dos colaboradores.
 
Uma forma de monitorar e rastrear o deslocamento dos vendedores é investindo em sistemas de GPS para acompanhamento e controle das suas rotas.
 
Também é importante criar laços com os funcionários remotos para que eles se sintam parte da equipe, mesmo estando fisicamente distantes. Uma alternativa para isso é realizar treinamentos de capacitação que sejam transmitidos simultaneamente às equipes remotas.
 

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