• (62) 3542-9500 / (62) 9 9155-8022
  • comercial@saibweb.com.br

BLOG

02

mar

A importância de realizar uma boa Análise Gerencial

As funções gerenciais são de suma importância para o andamento das atividades de um negócio, pois o gerenciamento consiste na tomada de decisões, mesmo quando não há informações suficientes para isto. De acordo com William Edwards Deming, “o que não é medido não é gerenciado”; por isso, a análise gerencial é de grande importância para sobrevivência das empresas, bem como para o seu processo de crescimento.
 
Uma boa análise gerencial pode ser determinante para o sucesso de uma organização, principalmente nos períodos de incertezas do mercado e crises econômicas. Veja, a seguir, as principais áreas e o impacto que uma boa análise gerencial pode trazer.
 

Análise Gerencial Financeira

 
Uma boa análise gerencial financeira traz informações a respeito da saúde financeira da empresa, seu grau de endividamento, a participação de capital de terceiros no negócio, sua liquidez, os compromissos financeiros de curto e longo prazo. Veja que são informações financeiras de grande impacto e, em caso de falhas nessa análise gerencial financeira, pode levar os gestores a tomarem decisões erradas e que tragam prejuízos ao negócio. Com uma boa análise gerencial financeira é possível realizar planejamentos de longo prazo de forma mais consistente e com foco no sucesso da sua implementação.
 

Análise Gerencial Contábil

 
A análise gerencial contábil diz respeito ao patrimônio da empresa, seus custos de operação e as demonstrações contábeis. Além de ser uma obrigação legal, as informações contábeis de um negócio são a base para a obtenção de vários índices de grande importância que proporcionarão uma boa análise gerencial contábil.
 

Análise Gerencial de Risco Operacional

 
O Risco Operacional está ligado diretamente a todos os fatores que podem afetar negativamente as operações da empresa. Logo, uma boa análise gerencial de risco operacional tem por objetivo utilizar as informações institucionais e corporativas no objetivo de dirimir os riscos e aumentar as oportunidades. Com uma boa gerência dos riscos internos e os riscos externos, as fraquezas podem se tornar forças e as ameaças podem se transformar em oportunidades.
 

Como realizar uma boa análise gerencial?

 
Uma boa análise gerencial, independente da área, é pautada em boas informações. Porém, para termos boas informações é preciso que tudo se inicie com uma boa base de dados e, a partir desta, sejam ordenados, tratados e filtrados; neste ponto, os dados começam a ser transformados em informações.
 
No entanto, lidar manualmente com uma grande quantidade de dados é uma atividade quase impossível. Para esta tarefa são necessários processos automatizados e confiáveis, como a utilização de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), mais conhecidos como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. A SaibWeb Sistemas em Gestão (www.saibweb.com.br) tem a solução ideal para o seu negócio.
 
A partir da parametrização dos dados, posterior tratamento e a obtenção das informações, será possível fazer uma boa análise gerencial, munindo gestores e líderes com informações importantes, de grande valor ao negócio e que proporcionarão um ambiente adequado à tomada de decisões.
 
Precisa de um software de gestão para sua empresa? A Saibweb tem a solução para todo tipo de negócio. Acesse o nosso site: http://saibweb.com.br/. Leia outros artigos no nosso blog e curta nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/Saibweb/ para estar sempre por dentro das nossas novidades.

Saibweb Sistemas

Conte conosco! Estamos do seu lado!