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28

set

6 dicas para fidelizar clientes

Manter um cliente fiel é até 5 vezes mais barato para a empresa do que conquistar um novo cliente. Buscar consumidores e divulgar produtos é algo que toda empresa faz, o que pode diferenciar o seu negócio da concorrência e mostrar ao consumidor que a sua marca merece atenção, é o carinho e o cuidado com os clientes em cada passo da compra e, claro, no pós compra também.
 

6 dicas para fidelizar clientes

 

1. Bom atendimento

Pode parecer óbvio que esse seja o primeiro passo, mas exatamente por parecer algo normal que é importante destacar esse fator. Mais do que qualidade e educação, um bom atendimento deve ser personalizado. Para isso, é fundamental conhecer o perfil do público alvo da empresa. Dessa forma, a equipe saberá como atender o consumidor da forma que ele gostaria de ser atendido.

2. Pirâmide invertida

Essa teoria organiza a estrutura da empresa da seguinte forma: o consumidor fica no topo da pirâmide, no meio se encontra a equipe, e por último os líderes e gestores. Dessa forma, o cliente ocupa o papel mais importante na empresa, concentrando energia e esforços para que ele esteja satisfeito a cada compra e retorne sempre que precisar de um novo produto ou serviço.

3. Tratamento especial

Os clientes fiéis podem representar 65% do faturamento total da empresa. Por isso, é fundamental valorizar a relação entre marca e consumidor. Vale a pena criar uma newsletter, dar brindes, abrir um espaço de ouvidoria, enviar cartões em datas comemorativas e tudo mais que se possa fazer para o consumidor se sentir valorizado e indispensável. Dessa forma, o contato criado no momento da compra não finaliza na hora do pagamento. O cliente passa a confiar na empresa e, até mesmo, se torna um divulgador, indicando os produtos e serviços para os amigos.

4. Avalie a satisfação do consumidor

Para poder gerenciar o setor de vendas e entender os pontos fracos e fortes, é importante ouvir a opinião do consumidor. Para isso, vale manter um SAC, fornecer um formulário no pós venda, enfim: o formato vai depender do perfil do público alvo. O importante aqui é reunir dados para poder medir a satisfação do consumidor com a compra realizada.

5. Pré e pós venda

É importante entender que a relação entre marca e consumidor não pode ser estabelecida apenas no momento da compra. Quando feito dessa forma, dificilmente o cliente retornará. Pensando nisso, o marketing digital conta com etapas que são pensadas de forma a acompanhar o consumidor e estabelecer uma comunicação duradoura. Para isso, é importante ter um site e perfis nas redes sociais, para poder compartilhar conteúdo relevante e manter contato com o público alvo do seu negócio.

6. Foco na qualidade

Um bom produto fala por si só e um bom atendimento também. Priorize a qualidade da sua empresa, com profissionais especializados, produtos de qualidade, prazos de entrega curtos, política de trocas ou desistência acessível. Enfim, faça o possível para o consumidor ter uma boa experiência, e não apenas realizar uma boa compra.

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