• (62) 3542-9500 / (62) 9 9155-8022
  • comercial@saibweb.com.br

BLOG

13

nov

04 dicas para otimizar a Gestão de Estoque no Atacado Distribuidor

Foi-se o tempo em que gestão de estoque significava ficar com a prancheta na mão conferindo peça por peça, lote a lote, em um processo que poderia levar um dia inteiro. Existem inúmeras ferramentas e estratégias de gestão de estoque no atacado distribuidor que agilizam a vida do profissional responsável por este setor e otimizam tempo e dinheiro para a empresa. O setor oferece inúmeras possibilidades de melhorias e ficar atento às oportunidades que podem ser implementadas pode aumentar a gestão dos recursos da empresa e até melhorar o atendimento ao cliente.
 

04 dicas para otimizar a gestão de estoque no atacado distribuidor

 

Use um sistema integrado de gestão

O Enterprise Resource Planning (ERP), que em português é traduzido para sistema integrado de gestão, é um dos melhores aliados para quem precisa de dicas para otimizar a gestão de estoque no atacado distribuidor. Reunindo todas as informações bases da empresa, ele permite automatizar uma série de ações e evita a necessidade de refazer o trabalho. Além disso, por promover a integração entre todos os departamentos, o ERP permite que a área de vendas e o estoque ‘conversem’ entre si e compartilhem automaticamente informações que serão necessárias para o trabalho em ambos os setores, por exemplo.

Organize visualmente os itens

Pode parecer bobagem, mas determinar um layout com base em alguns critérios pode otimizar a gestão de estoque e facilitar o trabalho no setor. Uma dica é separar os itens com etiquetas coloridas com base no prazo de validade, uso diário ou rotatividade. Também é possível arrumar a disposição dos itens nas prateleiras do estoque conforme achar melhor – por exemplo, produtos que têm mais saída podem ser colocados perto da área de embalagens para agilizar todo o processo. Além de aumentar a eficiência na gestão de estoque, a organização pode otimizar a separação dos produtos.

Analise o mercado e planeje-se

O planejamento a médio e longo prazo é fundamental para alcançar a excelência na gestão de estoque. É normal que as equipes de https://www.cialissansordonnancefr24.com/ estoque se organizem com base nas rotinas de recebimento, armazenamento, separação e saída de produtos, mas é preciso ir além para otimizar este sistema e trazer mais economia e eficiência para o trabalho. É preciso prestar atenção ao comportamento do mercado e o consumo de cada produto para entender qual o momento ideal para adquiri-lo, e qual é a hora certa para levá-lo ao mercado. Deve-se levar em conta informações como data de validade dos produtos e entender que alguns itens são mais comercializados em determinadas épocas do ano – insistir em comprar ou tentar vender produtos fora de época acaba se tornando um gasto de energia e de dinheiro que não tem retornos significativos.

Mantenha tudo sob controle

Parece óbvio, mas muitos gestores não se atentam para esta etapa. O uso do ERP pode facilitar o controle de entrada e saídas, além das situações extraordinárias como devoluções ou trocas. Além de ajudar a entender qual é a situação do estoque, saber o volume de recebimentos e expedições diárias previne furtos ou desvios de cargas e evita o extravio de itens. A gestão de estoque, apesar de ser fundamentalmente operacional, também auxilia nas finanças da empresa e este controle sobre o armazenamento dos produtos ajuda a saber quais são as necessidades, o que tem mais saída e o que é preciso adquirir com mais urgência.

Nós da Saibweb Sistemas temos a satisfação de ter você como nosso cliente, sempre nos dedicamos a prestar o melhor serviço possível para nossos usuários, através de tecnologia moderna e humanizada, nós aproximamos cada vez mais das pessoas.

Saibweb Sistemas

Conte conosco! Estamos do seu lado!